Postado por

Gisele Luana Starosky – Médica Veterinária
15/06/2018 14:00


Copa do Mundo e fogos de artifício: dicas para acalmar os cães e gatos

Em épocas festivas, é comum muitas pessoas celebrarem com fogos de artifício e rojões, sendo uma comemoração tradicional por todo o país. A Copa do Mundo já começou e junto a ela vem também bastante barulho. Cães e gatos possuem a audição muito mais sensível que nós humanos e deste modo podem se assustar com barulhos e causar complicações até mesmo a sua saúde. Nesta época, é preciso atenção e cuidado redobrado!

Abaixo segue uma lista com várias dicas para evitar sofrimento aos bichinhos nessa época tão temida por eles:

Evite fugas

Quando assustados com barulhos, os cães podem tentar fugir de casa e por este motivo é importante que portas, janelas e portões fiquem sempre fechados quando as comemorações começarem, até mesmo a fim de reduzir os ruídos externos.

Deixe seu animal confortável

É indispensável fornecer conforto e distração aos animais, deste modo eles se sentirão seguros dentro de casa. Deixe seu animal procurar o local onde se sente mais confortável e permita que ele fique lá. Outro ponto interessante é fornecer bastante atenção com as brincadeiras que ele mais gosta, desviando assim a atenção de ruídos. Os gatos também são animais que gostam de se esconder quando assustados, portando é interessante fazer uma toquinha com cobertores para deixá-los mais confortáveis.

Retire correntes e guias

De modo algum deve-se deixar os animais acorrentados ou presos nos momentos de ruídos muito altos. O medo acaba deixando-os desesperados, querendo fugir e se esconder dos barulhos e se estiverem presos, pode acabar causando machucados ou até mesmo enforcamentos. É relevante deixar somente o animal com uma placa de identificação, para que no caso de fugas, seja identificado e encontrado com maior facilidade.

Acalme seu animal

O uso de medicamentos fitoterápicos e florais, por exemplo, é bastante interessante para os animais que possuem medo e traumas de ruídos decorrentes de fogos de artifício e rojões. A função de essências florais para cães e gatos pode ser uma ótima aliada nos momentos de medo extremo.  

Procure um veterinário

A ajuda de profissionais é sempre aconselhável, principalmente para os cães e gatos muito ansiosos e medrosos. A agitação extrema pode causar diversos problemas de saúde aos animais e nestes casos a utilização de outras medicações, como os calmantes, pode ser recomendável. Para tanto, o seu veterinário de confiança pode avaliar e fornecer a melhor intervenção terapêutica para estes casos.

Com todas essas dicas, os animais ficarão muito mais seguros e confortáveis!


Mais matérias

Navegue pelos nossos conteúdos exclusivos.

Blog

Cuidados necessários para cães e gatos no outono/inverno

POR , Gisele Luana Starosky – Médica Veterinária 05/07/2018 10:00 No inverno a atenção com a saúde dos cães e gatos deve ser maior, uma vez que durante essa época do ano estes animais ficam mais propensos a
Blog

Dicas para seu gato beber mais água

POR , Gisele Luana Starosky – Médica Veterinária 03/07/2018 10:00 Se você tem um gato, provavelmente já reparou que esses animais não costumam ingerir muita água, por isso é muito importante sempre estar
Blog

Como conciliar sua vida pessoal com seu negócio empreendedor

POR , Equipe Fórmula Animal 18/06/2018 15:00 O dia corre a 100 km/h e nesse pouco tempo você se multiplica para cumprir tantos compromissos. Chegar em casa, aproveitar para relaxar, desfrutar
Blog

Ansiedade: como melhorar a saúde do seu pet

POR , Gisele Luana Starosky – Médica Veterinária 17/06/2018 10:00 Você certamente já ouviu falar em ansiedade. Mas você sabia que o seu cãozinho também pode sofrer desse problema? Os principais sinais podem ser