Postado por

Equipe Fórmula Animal
28/05/2018 10:00


Família e trabalho: Equilíbrio é a chave certa.

Falta tempo para as crianças, tempo para projetos pessoais, tempo para cuidar da saúde, tempo para ler um livro, tempo para dormir, tempo para a família, falta tempo... Falta mesmo? Falta tempo ou falta equilíbrio? Falta tempo ou falta separar as prioridades?

Se a sensação que você tem é que faltam horas para tantas tarefas em um só dia, então é preciso desacelerar e pensar com calma sobre todos os aspectos da sua vida. O segredo para conciliar a vida pessoal com a profissional é o equilíbrio. Se você está com problemas financeiros, por exemplo, essa preocupação é apenas um aspecto da sua vida, que se você deixar, pode desequilibrar todo os outros.

É hora de agir, deixar as desculpas para trás e planejar a ação. Com isso, você vai perceber que a falta de tempo não existe. Educação financeira, assim como todo o restante, é equilíbrio. Se você quer organizar suas finanças, organize sua vida.

Os hindus desenvolveram um sistema de autoavaliação, chamado de Roda da Vida, que afirma que nossa felicidade pode ser buscada ao darmos atenção às diferentes esferas que compõem nossa existência. Entre essas esferas, temos o Lazer, Carreira, Vida Financeira e Família.

Se de um lado você tem sua vida profissional, que além de ser a base financeira para sua família é um projeto particular, do outro você tem sua família – a coisa mais importante da sua vida. Para que ambos os lados deem certo é preciso equilíbrio.

Confira algumas dicas para te ajudar a nivelar todos esses polos da sua vida:

Estabeleça prioridades

O primeiro passo é estabelecer prioridades. Escolha uma tarefa para você focar naquele momento. Não adianta ser multitarefas se você não consegue se concentrar e executar com qualidade.

Crie uma rotina de atividades

Crie um cronograma e defina horários para cada atividade: para o trabalho, para você e para a família.

Otimize seu tempo

Evite distrações enquanto estiver executando uma tarefa. Faça uns minutos de pausa entre uma tarefa longa e outra, assim você não sobrecarrega sua mente. Desse modo, fica mais fácil manter o foco.

Faça investimento

Invista todo mês uma quantia para garantir uma reserva para emergências ou realizar um projeto futuro.

Controle financeiro

Monte uma planilha e registre o valor de entrada, saída e o valor total. Além disso, marque despesas inesperadas e aquelas que não fazem parte dos seus gastos fixos.

Para conciliar tantas coisas e ainda ter os resultados que você espera, é essencial combinar competência, planejamento e trabalho. Além disso, é preciso saber lidar com uma agenda cheia de forma prática e com foco nas prioridades.

Se você é uma pessoa que acha complicado seguir uma rotina de horários, considere se tornar uma empreendedora. Assim você terá a flexibilidade de ajustar seus compromissos de acordo com suas responsabilidades pessoais.

Já pensou em se aventurar no mundo pet? Essa é uma área promissora no mercado brasileiro, além disso, você terá a companhia dos animais, algo que faz bem para a saúde e ainda torna o trabalho muito mais agradável. Porque para o sucesso, você precisa de paixão pelo que faz.


Mais matérias

Navegue pelos nossos conteúdos exclusivos.

Blog

Cuidados necessários para cães e gatos no outono/inverno

POR , Gisele Luana Starosky – Médica Veterinária 05/07/2018 10:00 No inverno a atenção com a saúde dos cães e gatos deve ser maior, uma vez que durante essa época do ano estes animais ficam mais propensos a
Blog

Dicas para seu gato beber mais água

POR , Gisele Luana Starosky – Médica Veterinária 03/07/2018 10:00 Se você tem um gato, provavelmente já reparou que esses animais não costumam ingerir muita água, por isso é muito importante sempre estar
Blog

Como conciliar sua vida pessoal com seu negócio empreendedor

POR , Equipe Fórmula Animal 18/06/2018 15:00 O dia corre a 100 km/h e nesse pouco tempo você se multiplica para cumprir tantos compromissos. Chegar em casa, aproveitar para relaxar, desfrutar
Blog

Ansiedade: como melhorar a saúde do seu pet

POR , Gisele Luana Starosky – Médica Veterinária 17/06/2018 10:00 Você certamente já ouviu falar em ansiedade. Mas você sabia que o seu cãozinho também pode sofrer desse problema? Os principais sinais podem ser