fbpx

Empreender e manter a qualidade de vida…é possível? Sim, e com sucesso! Veja as 6 dicas preparadas pela Fórmula Animal.

2/12/2020 | Sem categoria

Um dos maiores desafios atuais, de todas as pessoas, é conseguir alcançar uma rotina equilibrada. Num ano desafiador como o de 2020 então, essa tarefa, muitas vezes, pareceu impossível.

Com o avanço da tecnologia e mudanças cada vez mais dinâmicas na economia e no contexto social, com cada vez mais mais descobertas e inovação nos mais diversos setores profissionais – que nos exigem estudo e atualização constantes; e também na área da saúde – que demonstram a necessidade e importância do cuidado com a alimentação, rotina de exercícios, cuidado com o sono, com o lazer, gerenciamento do estresse, e etc… podemos nos sentir pressionados e incapazes de dar conta de tudo.

E todas essas questões afetam ainda mais os empreendedores, que precisam gerenciar tudo isso e ainda estar ativamente antenados em seu negócio, para garantir seu sucesso. 

Se falarmos especificamente das mulheres, o cenário pode ficar ainda mais crítico. Sabemos que o universo feminino lida com dificuldades bastante específicas. A conciliação do cuidado com a família, com os filhos, das expectativas sociais – que ainda têm certa força, com estudos e desenvolvimento profissional, sem deixar de lado o autocuidado e os sonhos e projetos, pode parecer impossível. Mas não é!

Aqui na Fórmula, por exemplo, além da fundadora Renata Piazera (conheça a história da Renata clicando aqui), temos um grande número de franqueadas mulheres. São exemplos incríveis de mulheres que conquistaram seu sonho e sucesso profissional, sem deixar de lado outros aspectos valiosos de suas vidas. 

Se você sonha em empreender, ter seu próprio negócio, não deixe o receio de uma rotina atribulada e desafiadora te desanimar! Uma boa forma de investir nessa conquista é investindo numa franquia, que já possui um modelo de negócio testado e eficaz.

E, se você também é apaixonada por animais, essa franquia pode ser a Fórmula Animal! Somos uma rede de farmácias de manipulação veterinária, comprometida com o bem-estar animal e de toda a família também – todos os apaixonados por animais sabem que os pets ocupam um espaço inestimável em suas famílias e que a saúde deles representa muito.

E inspirados no sucesso da nossa fundadora e de nossas franqueadas, e em tudo que aprendemos com elas, separamos 6 dicas de como você pode empreender, sem deixar de cuidar de você e da sua rotina!

Dica 1 – Faça um planejamento diário

Quando você coloca no papel é mais fácil visualizar onde está errando e onde está acertando. Por isso, ter um planejamento explícito numa agenda, com dias e horários marcados para a realização de todos os afazeres, torna mais fácil encontrar tempo para realizar tudo e ainda incorporar atividades que lhe dêem prazer e qualidade de vida.

Momentos de descontração também são importantes, mas sabe aquele tempão que você fica olhando para o celular, interagindo com milhares de redes sociais, antes de dormir? Divida esse tempo também com a leitura de um livro, por exemplo. Encontrar tempo, logo cedinho, pela manhã, para fazer exercícios físicos, também melhora a saúde física e mental.

É importante que esse planejamento não seja algo rígido, que permita ajustes, quando necessário. A ideia não é algo rigoroso, que possa causar frustração em caso de não cumprimento.

Ele deve funcionar mais como uma bússola do que como algo imprescindível ser realizado por completo. Com tudo listado, você ganha uma visão realista da sua rotina e entende que, talvez, algumas coisas só precisem ser revistas e substituídas – que talvez o problema não seja apenas falta de tempo.

Fundamental também é celebrar as conquistas, mesmo as mínimas. Ao fim de cada dia ou semana, contemple tudo que você realizou e sinta-se satisfeita(o).

Dica 2 – Faça uma lista de metas diárias

Se você tem muitas tarefas pendentes num único dia, liste-as em um bloco de notas de papel ou do celular, priorizando as mais importantes, para serem realizadas primeiro. Vale também separar as atividades por períodos (manhã, tarde e noite), destacando as que demandam mais tempo, para que você as realize no período do dia em que se sente mais produtivo.

A cada tarefa concluída, marque na lista, para que você perceba seu progresso ao longo do dia. Psicologicamente falando, isso reforça sua motivação.

Dica 3 – Auxílio e compreensão da família

Converse com sua família a fim de alinhar as expectativas de todos para o mesmo objetivo. Isso também faz parte do planejamento que falamos anteriormente, porque a família precisa dividir as atividades e funções da casa. Sendo uma empreendedora ou empreendedor, se tiver filhos, os horários deles também precisam constar na agenda.

Além disso, é preciso definir limites e disciplina para todos. Um bom exemplo dessa necessidade é o atual momento, da pandemia da covid-19.

Como muitos profissionais estão trabalhando de casa, e muitas crianças e jovens estão estudando em casa, todos precisam estar alinhados e dispostos a colaborar.

Dica 4 – Faça alongamento

Caso você perceba, inicialmente, pelo seu planejamento, que realmente não há tempo para uma atividade física, não se desespere. Programe-se para acordar apenas quinze minutos mais cedo, e faça alongamento nesse período.

É um exercício simples, não exige muito tempo e que pode trazer muitos benefícios como ativar a circulação sanguínea, alongar o corpo, reduzir tensões musculares, melhorar a postura, aumentar a flexibilidade corporal, evitar dores musculares, melhorar o preparo do corpo para as atividades do dia e melhorar o foco e a atenção, ajudando também nas tarefas intelectuais.

Dica 5 – Esteja presente no seu negócio

Empreender quer dizer trabalhar, colocar a mão na massa. Então esteja presente, sempre que possível, em seu negócio. Dessa forma, você pode observar a performance dos serviços, como as vendas são realizadas e os seus resultados, como a equipe se comporta e estará a par de toda a administração, olhando os indicadores da sua empresa.

Ao fazer isto, você terá uma visão geral do seu negócio para realizar mudanças precisas, realizar suas próprias tarefas com eficiência e otimizar o que for necessário para tomar melhores decisões.

Dica 6 – Ler livros

Batemos na tecla de incluir a leitura em seu dia a dia, pois esse hábito, além de ótimo para a mente, pode trazer ideias novas, aumentar a criatividade e claro, trazer conhecimento.

Você não precisa de muito tempo para isso, cerca de quinze minutos diários é suficiente para ler de duas a três páginas, consolidando o novo hábito.

Pode ser difícil iniciar um planejamento tão detalhado, e é comum existir certa resistência no início. Porém, com o tempo, ele será incorporado de forma muito mais natural em sua rotina e você já não precisará olhar tantas vezes na agenda para saber quais são as atividades do dia.

Estas são apenas algumas dicas de como você pode aumentar a sua qualidade de vida, conciliando sua vida profissional e pessoal, sem precisar abdicar dos seus projetos.

E se você tem um sonho de investir no próprio negócio, e considera o setor de franchising, que tal ser uma franqueada(o) da Fórmula Animal?  Inicie 2021 transformando sua vida profissional, fale com a gente!

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes