fbpx

Como trabalhar com propósito e identificação impacta positivamente a sua vida

24/3/2021 | Marca

Conheça experiência da Fórmula Animal, que há mais de 10 anos uniu a paixão por animais com o compromisso de promover o bem-estar do animal e da família tutora

Um dos motivos que levou a Fórmula Animal a entrar no segmento de franquias foi o desejo de compartilhar com mais empreendedores a oportunidade de trabalhar unindo paixão, propósito e compromisso.

Quando o modelo de negócio idealizado pela farmacêutica Renata Piazera, comprometido com o bem-estar animal e de toda a família tutora atingiu sucesso, ficou claro que a marca poderia estender esse cuidado e dedicação para uma rede de franqueados: cuidando de forma ativa de suas dúvidas, dificuldades e os apoiando rumo ao sucesso de suas unidades – possibilitando que mais pessoas pudessem transformar suas trajetórias profissionais.

Na Fórmula Animal, é muito claro para toda a equipe e atual rede de franqueados, que investir num segmento onde você se identifica e sente que está ativamente contribuindo para melhorar não apenas a sua vida, mas também a vida de seus colaboradores e clientes, é algo transformador e muito valioso.

Hoje, mais do que buscar lucro e segurança, os empreendedores buscam autonomia, equilíbrio entre a vida social e profissional, boa comunicação com parceiros e fornecedores, identificação com o segmento de atuação, cultura e valores de seus parceiros, suporte e a sensação de estar realizando um trabalho que impacta positivamente em todos os envolvidos.

Pirâmide de Maslow 

Um conceito criado pelo psicólogo norte americano Abraham H. Maslow, nos anos 1950, teve o objetivo de explicar quais eram as necessidades humanas e elencá-las por hierarquia.

Maslow estabeleceu quais seriam essas necessidades, reunindo-as em conjuntos de condições necessárias para que um ser humano alcançasse a satisfação pessoal e profissional. A teoria diz que a busca por essas satisfações é o fator gerador de força e motivação para alcançá-las.

São elas:

Nível 1 – Necessidades Fisiológicas (Base da pirâmide)

São consideradas como necessidades de sobrevivência. São as necessidades básicas para manter o corpo humano saudável como: perfeito funcionamento do organismo, controle de temperatura corporal, funcionamento hormonal e de todos os sistemas do corpo, respiração, saciamento de fome, sede e sono, e abrigo. Somente depois da saciedade desse nível da pirâmide, é que o indivíduo pode começar a saciar as necessidades dos próximos níveis.

Nível 2 – Necessidades de Segurança

Neste nível, o ser humano busca suprir as necessidades de segurança como:

  • Segurança do corpo: abrigo seguro e proteção.
  • Segurança da saúde: ausência de doenças e aquisição de convênio médico ou seguro saúde.
  • Segurança no emprego: garantia de renda financeira.
  • Segurança da família: abrigo e seguro de vida para a família.
  • Segurança das suas propriedades: proteção de seus bens e casa própria.

Nível 3 – Necessidades de Relacionamentos

Neste nível, o ser humano busca suprir seu senso de pertencimento e intimidade com terceiros. Ter bom relacionamento com outras pessoas é um fator motivacional e de felicidade para a vida. Ou seja, manter o lado social saudável com família, amigos, colegas de trabalho ou de outros grupos sociais como escola e igreja.

Nível 4 – Necessidades de Estima

O ser humano também tem a necessidade de sentir-se estimado pelas outras pessoas e por si mesmo(a), por meio do reconhecimento de valores, qualidades e habilidades. Isso acontece por meio da autoestima, autoconfiança, conquistas, realizações, reconhecimento, respeito dos outros e aos outros.

Nível 5 – Necessidades de Realização Pessoal

Estas são necessidades mais complexas, mas que trazem a sensação de concretização e realização pessoal e profissional. Entre elas estão: moralidade, valores pessoais, independência, liberdade, criatividade, espontaneidade, autenticidade, congruência, controle de ações e emoções e autoconhecimento.

Quando uma pessoa consegue atingir este quinto nível, ela já encontrou alguns propósitos em sua vida, e pode colocá-los em prática, alcançando assim, muita satisfação. Isso não quer dizer que esse seja o único caminho para a felicidade, mas certamente é um deles.

Desejo de mudanças

Falamos aqui sobre a Pirâmide de Maslow apenas para exemplificar caminhos para atingir a satisfação plena pessoal e profissional. Como forma de motivação, esse conceito nos auxilia a termos a consciência da necessidade de buscarmos nossas realizações.

Através dele, você pode avaliar, por exemplo, quais itens precisam de mais atenção na sua trajetória profissional e começar um plano para modificar o que não está tão legal.

Trabalhar por um propósito também é um caminho para potencializar resultados

Trabalhar com um propósito/objetivo bastante claro é uma mudança na forma de olhar seu próprio trabalho ou a profissão. É muito mais que exercer uma atividade em troca de remuneração e benefícios. É buscar (ou ter) uma razão de ser, fazer e realizar.

A revista Harvard Business Review publicou uma pesquisa no final de 2019, onde mostrava que empresas cujo propósito não estava somente associado à obtenção do lucro e rentabilidade financeira, possuíam também seis vezes mais resultados positivos em seu mercado de atuação, e transformavam os ambientes, processos e maneiras de trabalhar, transcendendo os limites físicos do negócio, chegando à sociedade e meio ambiente.

Aqui na Fórmula Animal, sabemos o potencial transformador do trabalho com propósito e identificação. E por isso mesmo, te convidamos a fazer parte de uma equipe que, além de oferecer medicamentos e cosméticos manipulados que facilitam o uso e a ingestão pelos pets, ainda cumpre um papel de responsabilidade social, contribuindo com entidades que protegem os animais, apoiando os cuidados e a adoção responsável. 
Seja um(a) Franqueado(a) Fórmula Animal! Clique aqui e conheça nossos modelos.

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes