Postado por

Fórmula Animal


30/10/2019 00:00


Alimentação: posso dar vegetais para o meu pet?

É preciso ficar atento ao oferecer novos alimentos ao seu cachorro e saber quais vegetais podem ser benéficos aos animais

 

A escolha por uma alimentação saudável vem ganhando cada vez mais adeptos e chamando a atenção de todos nós. E no mundo pet não é diferente. Preocupados com o bem estar do animalzinho e em incentivar hábitos melhores, muitos tutores decidem incluir alimentos como os vegetais, na refeição do pet. Mas será que eles fazem bem?

Apesar de terem na ração todos os nutrientes que precisam para uma dieta balanceada, os cães podem comer muitos dos alimentos que consumimos. Porém, é importante você lembrar que os animais têm um sistema digestivo diferente do nosso, portanto nem tudo que comemos pode ser benéfico para eles. Ou seja, eles até podem comer mas não significa que realmente vá fazer bem a eles.

Então, ao pensar em incluir novos alimento na alimentação do seu pet, é preciso também consultar o veterinário. Pois é ele que vai indicar a quantidade diária de vegetais que pode fazer parte da alimentação do seu cão.

Saúde e bem estar através da alimentação

A alimentação não é responsável apenas por “forrar a barriguinha” dos nossos amiguinhos. Ela é essencial e faz a diferença na saúde e qualidade de vida deles,  por isso temos que oferecer uma dieta equilibrada que atenda as necessidades nutricionais específicas em cada fase do animal. E é aí que os vegetais surgem como uma opção saborosa e nutritiva para variar o cardápio dos nossos pets.

Tanto como petiscos (quem nunca ofereceu um “belisco” para o animalzinho que atire a primeira pedra) ou ingrediente diário no “prato”, eles oferecem nutrientes que podem fazer a alegria e trazer inúmeros benefícios ao pet.

Mas afinal de contas, quais vegetais posso dar ao meu cão?

Agora que você já entendeu melhor como é importante manter a alimentação saudável do seu pet e que os vegetais podem colaborar para isso. Então sim, você pode dar vegetais ao seu cão, mas é essencial também conhecer melhor sobre alguns vegetais e os benefícios deles.

Por exemplo, o brócolis é rico em fibras e, por isso, contribui ao sistema digestivo e ajuda no controle da pressão arterial, se tornando um aliado aos cães idosos ou com sobrepeso. Já a cenoura, é fonte de vitamina A, C e K, e oferece conforto aos filhotes que estão formando os dentinhos. Outros vegetais que podem ser consumidos são a beterraba, couve, espinafre, abóbora e alface.

Entre os não indicados, estão a cebola, alho e o tomate. Eles podem causar prejuízos ao organismo do seu pet, portanto não dê em hipótese alguma estes alimentos ao seu amiguinho.

É importante você ter em mente também que, apesar de ser benéfico, em excesso ou sem o devido acompanhamento profissional, os legumes podem causar problemas e ser responsáveis pelos quilos a mais no seu cãozinho. Portanto, responsabilidade e cautela na hora de cuidar da alimentação. Assim, todos ficam felizes e saudáveis.


Mais matérias

Navegue pelos nossos conteúdos exclusivos.

Blog

Cosméticos naturais para cães e gatos

POR , 30/09/2019 00:00 Cosméticos naturais e veganos trazem benefícios para animais de estimação Todo mundo adora ver o seu pet cheiroso e hidratado, não é mesmo? São
Blog

Setembro Lilás reforça os cuidados e a prevenção do câncer em cães e gatos

POR , 17/09/2019 00:00 Mês é dedicado à conscientização e combate da doença em animais <span style="font-size:12.0pt; line-height:115%"> &nbsp; <span
Blog

Você já conhece a loja virtual da Fórmula Animal?

POR , 26/08/2019 00:00 Agora você tem a segurança de solicitar a manipulação de colírios e pomadas através do www.formulanimal.com.br Quando alguém da família não
Blog

Linha Ser Natural: cuidados com a saúde do seu pet e do meio ambiente

POR , 08/08/2019 00:00 Nova linha da Fórmula Animal Farmácia de Manipulação Veterinária faz bem aos animais sem agredir o planeta Assim como o bem-estar animal e de