Postado por

Gisele Luana Starosky – Médica Veterinária
17/06/2018 10:00


Ansiedade: como melhorar a saúde do seu pet

Você certamente já ouviu falar em ansiedade. Mas você sabia que o seu cãozinho também pode sofrer desse problema? Os principais sinais podem ser notados nos períodos em que o animal fica sozinho em casa. É quando ele fica afastado do dono que as atitudes indesejadas são manifestadas.

Você já saiu para resolver suas tarefas e quando voltou pra casa encontrou aquela bagunça? Sapatos roídos, papéis rasgados e objetos espalhados pelo chão são alguns dos sinais.

Normalmente cães ansiosos apresentam muitos latidos, uivos e choros e muitas vezes deixam até de se alimentar e de beber água. Outros comportamentos característicos são as condutas destrutivas, além de ser frequente fazerem as necessidades (xixi e cocô) em locais inapropriados.

Algumas dicas podem ser colocadas em prática para prevenir essa ansiedade que eles sentem ao ficarem sozinhos:

Praticar exercícios e passeios

A prática de exercícios é excelente para cães muito ansiosos, pois ajuda a aliviar a tensão e toda a energia acumulada por ele. Caminhadas de 15 a 20 minutos já são eficientes para deixá-los mais tranquilos. Porém, natações e corridas também são muito bem-vindas.

Oferecer brinquedos que liberam petiscos na medida em que os cães vão brincando.

Outra dica bastante interessante é utilizar novos brinquedos e esconder petiscos dentro deles. Isso faz com que os cães fiquem procurando os petiscos e mantenham-se entretidos por bastante tempo.

Manter uma rotina todos os dias

A rotina é um fator importante, pois quando os hábitos são alterados, principalmente nos fins de semana, os cães podem ficar mais ansiosos e sempre ligar algumas ações ao fato de os donos estarem saindo de casa. Por isso é importante estabelecer um cotidiano. Pegar as chaves do carro e trocar de calçados várias vezes ao dia evita essas associações.

Eliminar fatores de estresse

Momentos de chegada e saída normalmente geram bastante estresse e ansiedade aos cães, por isso é bom evitar despedidas nesses momentos. Agir normalmente, sem fazer da sua chegada em casa algo especial é uma maneira de incentivá-lo a não ter tanta dependência.

Uso de florais e medicamentos para ansiedade naturais

O uso desses medicamentos em cães que sofrem de ansiedade pode ajudar muito para obter resultados mais rápidos, porém, sempre devem ser associados a mudanças comportamentais. Muitos desses medicamentos estabelecem o equilíbrio emocional dos cães através do efeito calmante que proporcionam no sistema nervoso central, aliviando a tensão e agitação de forma natural.

Antes de aproveitar e investir nessas dicas, avalie se o caso do seu cãozinho realmente se trata de ansiedade ou se é um comportamento normal, muitas vezes decorrente de muita energia acumulada.

Sempre peça informações detalhadas sobre o comportamento do seu animal a um médico-veterinário, assim ele pode explicar e proporcionar a melhor conduta terapêutica e as dicas mais eficientes para o seu pet.


Mais matérias

Navegue pelos nossos conteúdos exclusivos.

Blog

Linha Ser Natural: cuidados com a saúde do seu pet e do meio ambiente

POR , 08/08/2019 00:00 Nova linha da Fórmula Animal Farmácia de Manipulação Veterinária faz bem aos animais sem agredir o planeta Assim como o bem-estar animal e de
Blog

Oftálmicos: laboratório estéril garante segurança e qualidade na manipulação veterinária

POR , 04/06/2019 00:00 Cuidados especiais na hora de manipular produtos oftálmicos, como pomadas e colírios, é essencial para a eficácia do tratamento e saúde do
Blog

Você percebe quando os olhos do seu pet não estão saudáveis?

POR Fórmula Animal, 18/04/2019 00:00 É necessário dar atenção aos olhos do seu animal e procurar um veterinário para diagnosticar doenças e garantir a eficácia do tratamento. Seu
Blog

Coelhos: animais de estimação dóceis, curiosos e inteligentes

POR , Gisele Luana Starosky - Médica Veterinária 18/12/2018 14:50 Quem está em busca de um animal de estimação para alegrar seu lar não precisa se limitar apenas aos cães e gatos. Animais mais exóticos como os