Postado por

Gisele Luana Starosky - Médica Veterinária
18/12/2018 14:50


Coelhos: animais de estimação dóceis, curiosos e inteligentes

Quem está em busca de um animal de estimação para alegrar seu lar não precisa se limitar apenas aos cães e gatos. Animais mais exóticos como os coelhos, por exemplo, são ótimas companhias! Mas saiba que eles também requerem cuidados especiais e assim como outros pets, precisam de atenção, muito amor e carinho.


São diversas as vantagens de se ter esse animal de estimação. São animais dóceis, curiosos e inteligentes, além de serem ótimos companheiros de brincadeiras, interagem bem com os donos e podem até mesmo serem adestrados. É importante saber que o comportamento irá variar de animal para animal e a escolha relacionada a raça irá depender principalmente das características externas.


Com tantos pontos positivos fica difícil não querer este bichinho em casa, não é mesmo? Porém, antes de tudo é necessário entender um pouco mais sobre as principais características e cuidados para a criação deste animal tão encantador.



Espaço apropriado


Um local adequado é primordial para a saúde e bem-estar dos coelhos. A gaiola/jaula deve ser espaçosa com o tamanho correto para que o animal fique confortável, livre de correntes de ar e umidade, além de haver espaços para comedores e bebedores e dispor de uma toquinha para ele se esconder e dormir quando quiser. Coelhos são animais que gostam muito de se movimentar, brincar e explorar os ambientes, desta forma, deixá-lo brincar em espaços no chão (sempre sob supervisão dos donos) é interessante para contribuir na diversão e diminuir o estresse deles. A higienização diária dos locais onde o animal vive é um dos aspectos mais importantes para evitar possíveis contaminações na comida e água.



Alimentação


A base da alimentação diária dos coelhos se dá através de ração e feno. A ração fornece os nutrientes necessários para a boa manutenção e o feno atua como fonte de fibras e ajuda na absorção de todos os nutrientes consumidos. No entanto, complementar a alimentação através de verduras e frutas é interessante, além de ser considerado um agrado. Alimentos industrializados consumidos por nós humanos não devem ser ofertados aos coelhos, pois podem acarretar em sérios problemas de saúde. Por este motivo, é importante estudar a fundo o que esses animais podem ou não podem ingerir.


Ah, e não esqueça, a água fornecida deve ser sempre bem fresquinha e a vontade!




Desgaste dos dentes


Os coelhos possuem como característica o crescimento contínuo dos dentes, desta forma, a boa higiene e manutenção da saúde oral é importante para a qualidade de vida destes animais. O não-desgaste dentário pode acarretar uma série de complicações, podendo provocar lesões internas na boca e consequentemente afetar toda a alimentação. Atualmente, existem algumas opções de alimentos fibrosos e brinquedos a fim de impedir o crescimento excessivo dos dentes através do desgaste pela abrasão e mastigação.




Visita ao Médico Veterinário



Assim como qualquer outro animal de estimação, é essencial uma visita ao veterinário pelo menos uma vez ao ano, assim o animal já passa por toda avaliação médica geral, incluindo os dentes, alimentação e demais cuidados necessários para uma boa saúde e qualidade de vida.


Mais matérias

Navegue pelos nossos conteúdos exclusivos.

Blog

Oftálmicos: laboratório estéril garante segurança e qualidade na manipulação veterinária

POR , 04/06/2019 00:00 Cuidados especiais na hora de manipular produtos oftálmicos, como pomadas e colírios, é essencial para a eficácia do tratamento e saúde do
Blog

Você percebe quando os olhos do seu pet não estão saudáveis?

POR Fórmula Animal, 18/04/2019 00:00 É necessário dar atenção aos olhos do seu animal e procurar um veterinário para diagnosticar doenças e garantir a eficácia do tratamento. Seu
Blog

Cuidados necessários para cães e gatos no outono/inverno

POR , Gisele Luana Starosky – Médica Veterinária 05/07/2018 10:00 No inverno a atenção com a saúde dos cães e gatos deve ser maior, uma vez que durante essa época do ano estes animais ficam mais propensos a
Blog

Dicas para seu gato beber mais água

POR , Gisele Luana Starosky – Médica Veterinária 03/07/2018 10:00 Se você tem um gato, provavelmente já reparou que esses animais não costumam ingerir muita água, por isso é muito importante sempre estar