Postado por


18/12/2019 00:00


Como escolher um nome para o seu pet

Veja dicas que vão te ajudar a definir o nome do mais novo membro da família


Você decidiu que a família iria aumentar e já foi adotado por um cãozinho ou gato assim que o viu naquela feirinha de adoção. Ração comprada, casa preparada e muitos mimos esperando o novo morador. Mas, como ele vai se chamar? Muitos tutores se encontram num verdadeiro dilema sobre a escolha do nome do novo amiguinho. Afinal de contas, é a partir dessa decisão que você vai definir como todos vão chamá-lo para o resto de suas vidas. 


E essa preocupação não é besteira. Pode até ser que algumas pessoas não deem muita importância para a escolha do nome do cão ou gato, mas essa é uma decisão valiosa e que merece atenção. Converse com sua família, busque referências e pense sempre na forma carinhosa como gostaria de chamar seu novo melhor amigo.


Quando a escolha não depende apenas de uma pessoa, tudo pode complicar. Um nome parece sofiscado demais, outro simples. Um você gosta mas os seus filhos não. Pensando em te ajudar nessa missão, nós traremos aqui algumas dicas práticas que vão te ajudar a saber como escolher o nome do filhote. Veja: 


1 - Não complique: o nome vai funcionar como um código na hora de chamar seu cão ou gato, por isso quanto menor mais fácil será para o animal entender. Uma dica valiosa ainda é que nomes curtos terminados em vogais são ainda mais fáceis do cão aprender

2 - Não rime com os comandos: para não confundir seu cão com os comandos básicos, como senta, fique, busque, deite, evite rimas. Dê um nome diferente das palavras usadas no cotidiano. Por exemplo: se for chamá-lo de Tica, ele pode se confundir com o “fica”. Entenderam?

5 - Prefira apelidos positivos: os cães ou gatos não entendem o sentido das palavras, mas captam o tom da fala. Então, evite nomes com tom depreciativo para não prejudicar a auto-estima do animal. 

4 - Leve em consideração a personalidade do pet: escolha um nome que combine com o jeito do animal. 

5 - Seja criativo, mas lembre-se que é seu melhor amigo: usar a criatividade na hora de escolher o nome pode garantir a exclusividade e personalidade do nome. Mas leve em consideração a dica anterior e pense em como isso vai refletir no cão/gato. 


Claro que as sugestões acima são regras e não determinam como você deve chamar seu bichinho. São apenas dicas para te mostrar que com bom senso e um direcionamento levando em consideração também os seus gostos, a tarefa de escolher o nome se torna ainda mais especial e divertida. Também vale dar uma pesquisada em nomes mais utilizados, menos utilizados, personagens favoritos da sua série ou filme. 


Assim como é de costume ser feito com nome de crianças nascidas a cada ano, existem pesquisas que listam os nomes mais escolhidos para pets a cada ano e isso pode te ajudar na escolha. No relatório do Censo Canino 2018, divulgado pela DogHero, no ano passado os nomes Thor e Mel foram os preferidos por tutores de cachorros no Brasil. A lista dos mais escolhidos conta ainda com Luke, Bob, Fred e Theo para eles e Nina, Luna, Mag e Lola para as fêmeas.


Independente de qual seja a sua escolha, é importante encontrar um nome agradável e que o pet se identifique. Além disso, é legal soar bem e não causar estranhamento nem para outros animais, nem para os humanos. Afinal de contas, ninguém gostaria de ser chamado de Furúnculo. Não é mesmo? Espero que as dicas tenham ajudado e depois, comenta aqui qual o nome que você decidiu. 


Mais matérias

Navegue pelos nossos conteúdos exclusivos.

Blog

Biscoito vegano: alternativa para animais com intolerância

POR , 26/11/2019 00:00 Forma farmacêutica foi pensada para pets com restrições alimentares e ainda torna a medicação mais agradável <span style="font-size:12
Blog

Alimentação: posso dar vegetais para o meu pet?

POR Fórmula Animal, 30/10/2019 00:00 É preciso ficar atento ao oferecer novos alimentos ao seu cachorro e saber quais vegetais podem ser benéficos aos animais <span
Blog

Cosméticos naturais para cães e gatos

POR , 30/09/2019 00:00 Cosméticos naturais e veganos trazem benefícios para animais de estimação Todo mundo adora ver o seu pet cheiroso e hidratado, não é mesmo? São
Blog

Setembro Lilás reforça os cuidados e a prevenção do câncer em cães e gatos

POR , 17/09/2019 00:00 Mês é dedicado à conscientização e combate da doença em animais <span style="font-size:12.0pt; line-height:115%"> &nbsp; <span