Postado por

Marcelo Piazera - Sócio-fundador da Fórmula Animal
18/05/2018 14:00


Tendências em alta no franchising para 2018

Quem quer crescer ou investir em uma franquia tem que conhecer logo de cara quais são os segmentos mais atrativos, não é mesmo? Isso já ajuda o empreendedor a ir na direção certa e aproveitar o embalo do mercado. Mas sempre com um olho na tendência e, ao mesmo tempo, em fazer a diferença. Esse é o segredo!

Já se sabe que para este ano de 2018 há grandes expectativas. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising) em 2017 o faturamento das franquias no Brasil cresceu 8% em comparação com 2016 e a receita total do segmento somou cerca de R$ 163 bilhões. 

No entanto, é preciso atenção, pois é importante saber onde investir! Por exemplo, fique de olhos bem atentos ao segmento de Moda, que cresceu 7% na comparação anual, e tem tudo para aumentar esse número em 2018. Outro destaque são as franquias de Alimentação, setor que dificilmente passa por dificuldade, que abocanharam um aumento de 6% no ano passado, número impulsionado pelas novidades apresentadas pelas redes, como diversificação nos canais de venda, por exemplo, aplicativos, e até mesmos nos novos formatos de negócio, como food truck.

Vale destacar também novos nichos, lacunas ainda não preenchidas ou saturadas que devam atender uma demanda esquecida, como farmácias de manipulação veterinária, mostrando a diversidade do segmento pet, além de pet shops e clínicas veterinárias. Todo o amor e carinho maternal com os animais que são considerados membros da família tornam o setor uma ótima opção para as mulheres, por exemplo, até porque o público feminino é, em sua maioria, dono de animais de estimação, além de ser responsável por seu cuidado.

Embora seja um nicho bem específico, onde é preciso conhecer a fundo os processos, a opção por investir em franquias diminui o risco de insucesso. 

Como é possível ver a tendência para o franchising é mesmo o de oferecer produtos e serviços que sejam mais do que novidades, eles precisam, de fato, agregar algo para o consumidor final. Em contrapartida, vale reforçar o quanto o cliente está em busca de novas experiências de consumo e produtos. Além de tecnologias atrelada ao serviço, como totens e aplicativos de auto atendimento, que buscam reforçar um atendimento de qualidade, muito mais do que o preço. É o que diz uma pesquisa feita pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que detectou essa tendência em mais de 60% dos entrevistados.

É necessário também investir na tecnologia. Leve até a sua franquia o que há de mais novo no mercado, e inclua na base do seu negócio. Vale de tudo: aplicativos, softwares de gestão, marketing digital, mídias sociais etc. O importante é se conectar e ouvir o cliente, mostrando que está realmente atento em oferecer cada vez mais um serviço de qualidade e diferenciado!

Lembre-se que a meta é aumentar o faturamento das franquias em 2018. Ou seja: estamos indo no caminho certo! Franquias a todo vapor! Preparado?


Mais matérias

Navegue pelos nossos conteúdos exclusivos.

Blog

Como escolher um nome para o seu pet

POR , 18/12/2019 00:00 Veja dicas que vão te ajudar a definir o nome do mais novo membro da família Você decidiu que a família iria aumentar e já foi adotado por um
Blog

Biscoito vegano: alternativa para animais com intolerância

POR , 26/11/2019 00:00 Forma farmacêutica foi pensada para pets com restrições alimentares e ainda torna a medicação mais agradável <span style="font-size:12
Blog

Alimentação: posso dar vegetais para o meu pet?

POR Fórmula Animal, 30/10/2019 00:00 É preciso ficar atento ao oferecer novos alimentos ao seu cachorro e saber quais vegetais podem ser benéficos aos animais <span
Blog

Cosméticos naturais para cães e gatos

POR , 30/09/2019 00:00 Cosméticos naturais e veganos trazem benefícios para animais de estimação Todo mundo adora ver o seu pet cheiroso e hidratado, não é mesmo? São