Você já parou para pensar como os cães enxergam o mundo? Muito curiosos e atentos a tudo que acontece ao seu redor, eles vibram de felicidade quando veem o tutor chegando ou reconhecem os lugares que adoram. Mas será que eles enxergam da mesma forma que os humanos?
A visão canina ainda é envolta de muitas dúvidas e mitos. Felizmente, as pesquisas científicas avançam e nos ajudam a entender um pouco mais sobre como os cachorros percebem visualmente o mundo.
Neste blog, vamos desvendar curiosidades sobre a visão canina e te explicar como os cães enxergam. Acompanhe!
Como funciona a visão canina?
Os cones e bastonetes, presentes na região ocular, definem a forma como os seres enxergam. O primeiro é responsável pela percepção de cores, enquanto o segundo percebe a luminosidade. E é neste ponto que a visão dos cães se diferencia dos humanos.
Os cães possuem mais bastonetes do que cones em sua retina. Por isso, eles têm uma visão melhor em pouca luz e à noite. Por outro lado, como possuem menos cones, eles percebem menos cores.
Então, os cães enxergam em preto e branco?
Apesar de muitas pessoas acreditarem que sim, os cães não enxergam tudo em preto e branco. Eles são capazes de identificar algumas cores, porém não veem tão colorido quanto os humanos.
Devido a formação ocular, os cachorros conseguem enxergar, principalmente, os tons azulados e os amarelados acinzentados. Para eles, fica mais difícil assimilar tons de verde e vermelho, por exemplo.
Muitos tons que nós humanos enxergamos são resultado da combinação das cores primárias (amarelo, vermelho e azul). Para suprir a ausência de algumas cores, principalmente do verde, o cérebro do cachorro completa com cinza. Por isso, as cores ficam um pouco apagadas na visão deles.
Quando for comprar um brinquedinho novo para o pet e quiser acertar a cor favorita dos cães, aposte naqueles com elementos azuis e amarelos.
Como funciona a visão noturna dos cães?
Os olhos dos cães são especialmente adaptados para enxergar em ambientes com pouca luz. Porém, eles não enxergam na escuridão total.
Como falamos anteriormente, os cães possuem mais bastonetes – as células sensíveis à luz. Por isso, conseguem ver melhor do que os humanos em condições com pouca luminosidade. E a boa visão dos cães no escuro tem tudo a ver com seu passado de caçador: antes de serem domesticados, os cães ficavam alertas na natureza atrás de presas. A visão noturna também era um benefício para ficar longe de predadores.
Os cães enxergam melhor em movimento
Outra capacidade incrível da visão dos cães, herança de seus ancestrais, é que eles conseguem enxergar um objeto em movimento com até 600 metros de distância. Os olhos dos cachorros são sensíveis a mudanças de movimento, o que os torna perfeitos para identificar presas ou brinquedos em movimento. Por outro lado, eles são considerados míopes já que enxergam com nitidez objetos que estejam, no máximo, a seis metros de distância.
A visão periférica dos cães também é mais ampla. A localização dos olhos mais na lateral da cabeça permite que os cães visualizem até 240° ao seu redor – os humanos visualizam apenas 180°. Desta forma, os cães conseguem captar ângulos maiores e objetos que estejam fora do foco principal com mais facilidade. Eles até conseguem enxergar de costas! Porém, quanto mais na lateral estiver o objeto, mais embaraçada ficará a imagem. Essa capacidade de enxergar uma área maior é útil para detectar possíveis ameaças e perigos ao seu redor.
Quem enxerga melhor: o cachorro ou o gato?
Na maioria dos aspectos, a visão de um gato é melhor do que a de um cachorro. Mas há casos em que os cachorros saem ganhando e isso é algo que pode variar, inclusive, conforme a raça do animal. Vamos entender um pouco melhor como funciona a visão dos gatos e comparar a dos cães.
Tanto cães, quanto gatos conseguem enxergar cores – cada um com suas limitações devido à formação ocular. Como vimos anteriormente, cães enxergam tons azuis e amarelos. Estudos recentes apontam que os gatos conseguem perceber as cores azul, verde e amarelo. Ponto para os felinos!
Outro aspecto importante da visão felina é que eles, assim como os cães, conseguem enxergar bem à noite. Mas os felinos saem na frente dos cachorros: as pupilas elípticas e verticais permitem a maior passagem da luz, fazendo com que os gatos tenham uma habilidade extraordinária de enxergar em situações de penumbra e escuridão.
A visão periférica dos gatos também é ótima: eles enxergam até 200°. Mas os cachorros são superiores neste aspecto: a visão panorâmica dos cães chega até 240° ao seu redor.
É claro que essa é uma “batalha” sem vencedores: cães e gatos têm habilidades visuais impressionantes, mas suas visões são adaptadas para diferentes propósitos. Por isso, a visão destes animais é tão fascinante e cheia de curiosidades.