Medicar cães, gatos e outros pets pode parecer (e muitas vezes é) uma tarefa complicada, mas nós estamos aqui para te ajudar. Neste conteúdo, vamos falar sobre soluções para medicar pets facilmente, além de compartilhar dicas para tornar a hora da administração menos estressante — tanto para você, quanto para o seu animalzinho.
Antes de administrar qualquer remédio no seu pet, é importante conversar com o veterinário e seguir as recomendações dele. Garanta que o medicamento esteja de acordo com o prescrito por ele para garantir a eficácia do tratamento e o bem-estar do seu cão ou gato.
Se quiser saber como aplicar colírios e pomadas nos pets, nós falamos sobre eles neste conteúdo.
Como dar remédio para cachorro?
Já tentou esconder comprimido na ração do cachorro e nem assim deu certo? Pois é, a tática parece fácil mas nem sempre é eficaz: os patudos descobrem o remédio, comem toda a comida e deixam apenas o comprimido lá. Para isso não acontecer, siga essas dicas:
- Tenha paciência
Pode parecer clichê falar disso, mas é importante ter paciência na hora de medicar seu cachorro. Eles não entendem que a medicação é importante para a saúde e um tratamento, por isso você precisa ter calma. Converse com o pet, faça um carinho e tente transformar a hora de medicação em um ato positivo.
-
- Ofereça uma recompensa
Dê um petisco ou faça um carinho no pet para parabenizar pelo bom comportamento na hora da medicação. Assim, ele associa a experiência como algo positivo e tende a aceitar melhor a medicação.
- Escolha um ambiente calmo
Procure medicar o cachorro em um espaço tranquilo da casa e próximo das coisas que ele gosta. Assim, ele vai se sentir confortável e pode estar mais receptivo ao medicamento.
- Ofereça o medicamento na hora da alimentação
Alguns medicamentos podem ser misturados à comida do cachorro, sem que ele perceba, como: misturar na ração úmida ou oferecer junto com outros alimentos. Teste com o seu animalzinho para ver se a estratégia funciona. Outra opção é colocar por cima do remédio uma calda ou pó com sabor, assim fica mais palatável e atrativo para o cachorro.
- Acostume o cachorro desde filhote
Se seu cão ainda é filhote, procure acostumá-lo com o tutor mexendo na boca dele: faça a escovação diária dos dentes e também abra a boca do animal, de vez em quando, para verificar como está. Assim, o cão fica habituado com alguém manuseando sua boca e pode aceitar melhor a medicação.
- Comprimidos devem ser colocados diretamente na garganta dos cães
Uma maneira de dar comprimidos para cachorros é abrir a boca do animal e colocar o remédio no fundo da língua. Feche a boca do pet por algum tempo e depois ofereça um petisco ou água para facilitar a ingestão. Seja delicado nos movimentos e caso perceba reação negativa do pet, deixe para tentar em outro momento. Você também pode segurar a boca do pet fechada e assoprar o focinho dele, assim faz com que ele queira lamber o nariz e faz o movimento de engolir.
- Verifique a possibilidade de manipular o medicamento do cachorro ou Manipule medicamento para cachorro
Os remédios manipulados são feitos de acordo com as características do animal, ativos necessários e com uma forma farmacêutica mais palatável e com sabor, que melhora a adesão. No caso dos cães, a forma farmacêutica preferida são os biscoitos medicamentosos: eles têm o formato do petisco, podem ser feitos em três tamanhos diferentes e no sabor preferido do pet, como picanha, bacon ou morango. Além dessa, existem outras formas farmacêuticas que facilitam a administração. Converse com o veterinário e leve a prescrição até uma de nossas unidades para conhecer a melhor para o seu cachorro.
Saiba mais sobre os biscoitos medicamentosos:
Se você quiser saber como aplicar colírios e pomadas oftálmicas em cachorros, nós temos um vídeo completo sobre isso. Assista!
Como dar remédio para gato?
Muitos tutores relatam que é mais difícil medicar gatos do que cães. Bom, boa parte disso se deve ao paladar seletivo dos gatos e ao comportamento natural dos gatos que, em alguns casos, deixam os animais receosos a serem segurados. Veja algumas dicas que vão te ajudar na hora de dar remédio para gatos:
- Ofereça ração úmida
O sachê favorito pode ser um atrativo para oferecer o remédio para o gato. Envolva o medicamento no petisco ou comidinha úmida que ele mais gosta e ofereça para o animal. Você também pode colocar um pouco de água junto à ração que o gato está acostumado e colocar o remédio nessa mistura.
- Fique tranquilo e não segure o gato com força
Se o bichano perceber que você está tentando dominá-lo ou está estressado, a hora da medicação pode ser ainda mais difícil. Faça carinho, mantenha o pet calmo e fique calmo. Segure o animal delicadamente e dê o remédio. Ah, assim como com cães, escolha um ambiente calmo e seguro para medicar seu gato.
- Ofereça um medicamento manipulado especialmente para o gato
Como no caso dos cães, os medicamentos manipulados podem ajudar a medicar os gatos com mais facilidade. As formas farmacêuticas para felinos foram desenvolvidas para atrair o paladar e trazer praticidade para a administração. Entre as preferidas dos bichanos estão a pasta oral e o gel transdérmico. A pasta oral é indicada para aplicar nas patas e tornozelos do gato, assim ele pode lamber e ingerir a medicação. Já o gel transdérmico é administrado diretamente na pele do animal, assim ele absorve o fármaco através deste contato — esta forma é ideal para animais com algum tipo de restrição alimentar ou alergia.
- Coloque o comprimido no fundo da boca do gato
Caso precise dar um comprimido para o gato, faça isso com cuidado. Abra a boca do bichano e coloque o remédio o mais fundo que conseguir, assim fica mais difícil ele rejeitar. Segure a boca do gato fechada por um tempo, massageie delicadamente a garganta e tente acalmar o pet. Fique de olho para ver se ele não vai cuspir o medicamento!
- Coloque uma calda com sabor sobre o medicamento
Mascarar o sabor ou formato do medicamento pode ajudar a dar o remédio para o gato. Nós temos uma forma farmacêutica ideal para isso: as caldinhas Danoninho e Requeijãozinho. Elas podem ser usadas como atrativo para o medicamento que o pet precisa comer. Basta colocar a calda saborosa sobre o remédio e oferecer ao animal.
- Faça o reforço positivo
Assim como os cães, os gatos também merecem uma recompensa pelo bom comportamento ao tomar o remédio. Faça carícias, elogie o pet e ofereça um petisco para fazer uma associação positiva com a experiência.
E será que os gatos são mesmo mais difíceis de medicar? A médica veterinária e especialista no comportamento felino, Larissa Rüncos, explica mais sobre isso. Confira:
Manipulação facilita a administração de medicamentos em cães e gatos
Uma maneira de melhorar a adesão do pet ao tratamento é manipular o medicamento do seu cão ou gato. Existem inúmeras formas farmacêuticas que facilitam a administração e atraem o interesse do pet.
A manipulação veterinária é repleta de benefícios: permite a personalização do medicamento (tanto para as características físicas e preferências do animal, quanto aos ativos necessários no tratamento), traz praticidade para a administração e garante a dose correta que o animal precisa — evitando cortes e o risco de dosagens maiores ou menores do que a prescrita.
Converse com o veterinário sobre a possibilidade de manipular o medicamento e procure uma de nossas unidades. Estamos em mais de 100 unidades espalhadas pelo Brasil e exterior. Você também pode solicitar um orçamento através do nosso site.