Diga adeus a caixa de papelão e proporcione ao seu bichano o conforto que ele merece! Confira os modelos mais populares e saiba o que é preciso levar em conta antes de tomar essa decisão.
Você sabia que alguns gatos passam mais de 15 horas por dia dormindo? Ok, se você é tutor de algum, com certeza entende do que estamos falando, até porque é impossível não observar esses bichanos tirando uma boa soneca pela casa (e, cá pra nós, muitas das vezes nos lugares mais inusitados possíveis, não é verdade?).
Mas acredite: por mais que aquele pedacinho de papelão possa parecer a melhor cama do universo, é fundamental que o seu gatinho tenha um lugar adequado para descansar, que além de proporcionar o conforto que ele merece, também o deixe à vontade para expressar seus instintos.
Não é à toa que a cama específica para gato tem se tornado um acessório muito importante na rotina desses animais. Contudo, apesar de existir uma grande variedade de modelos disponíveis no mercado atualmente, é comum que algumas dúvidas acabem surgindo na hora de fazer essa escolha. Afinal, muito mais do que escolher um modelo bonito, é preciso considerar as características e a personalidade do felino para fazer com que esse investimento valha a pena (tanto para o seu bolso quanto para a vida do seu companheirinho).
Pensando nisso, hoje trouxemos um conteúdo que pode te ajudar a tomar a melhor decisão! Dá só uma olhadinha:
6 melhores camas para gatos
Criamos um ranking com as 6 melhores camas para o seu bichano. Confira essas dicas para se inspirar e escolher a que mais combina com seu gato:
1. Cama suspensa:
Se o seu gatinho vive nas alturas, explorando cada canto da casa com uma agilidade que você nunca viu igual, já pode ir anotando para não esquecer: a cama suspensa certamente é o modelo ideal para ajudar nessa diversão.
Semelhante a uma “rede”, pode ser colocada tanto na janela quanto na parede, auxiliando assim no descanso e no entretenimento do bichano, já que ele poderá passar um bom tempo nesse local admirando a paisagem. Vale ressaltar que, caso ela fique na janela, é importante que essa seja telada para maior proteção do seu amigo.
Antes de realizar a compra, verifique a capacidade suportada e compare com o peso do seu pet. Assim você evita que possíveis acidentes aconteçam, combinado?
2. Almofada:
É bem provável que esse seja um dos modelos mais utilizados atualmente. Confortável e fácil de usar, é uma boa opção para os gatinhos que têm o costume de dormir esparramados ou mais enroladinhos. Além disso, vale mencionar que é a cama mais indicada para filhotes.
3. Iglu:
Só pelo nome você já consegue imaginar o conforto dessa cama, né? Afinal, seu formato fechado e intimista, proporciona um ambiente quentinho e extremamente acolhedor. Por isso, caso o seu gatinho seja mais tímido, medroso ou simplesmente goste de se esconder em um lugar seguro, macio e tranquilo, não precisa pensar duas vezes: já pode ir levando a caminha Iglu para fazer parte das suas vidas.
4. Cama com arranhador:
Se existe uma coisa que não pode faltar em casa quando se tem um gatinho morando nela, essa coisa se chama arranhadores. Além de ajudar a afiar as garrinhas, esse item é uma ótima distração para esses animais, contribuindo para que fiquem calmos e bem relaxados. Alguns tutores, por exemplo, acabam revestindo determinados móveis com um material específico para garantir a felicidade dos seus felinos.
Mas, muito melhor do que fazer todas essas adaptações pelo ambiente, é unir o útil ao agradável e investir em uma caminha que já contenha o arranhador. Dessa forma, o gatinho pode desfrutar de momentos de descanso e satisfazer seu instinto natural sem grandes complicações.
5. Cama puff:
Pergunta rápida: você tem mais de um gatinho em casa? Se a resposta foi “sim”, o momento de garantir uma cama puff é agora!
Com duas almofadas (uma interna e outra externa), pode-se dizer que esse modelo é um dos mais versáteis do mercado, uma vez que em dias mais frios, a parte interna pode ser melhor aproveitada e em dias mais quentes, é possível dormir fresquinho na parte de cima.
Independente de qual for o clima, seu gatinho vai se acomodar com muito mais facilidade. Ou, caso sua resposta para a pergunta acima tenha sido sim, são duas camas em uma e pode abrigar pelo menos dois gatinhos de uma só vez.
6. Cama interativa:
Conforto, descanso, brincadeiras e um esconderijo secreto. Já imaginou tudo isso reunido em um único lugar? Ou, melhor, em um único produto? Pois, fique sabendo que a cama interativa é exatamente assim: um incrível (e fofo) parque de diversões.
A maioria dos modelos apresenta colchão interno removível (aspecto que facilita – e muito – no momento da lavagem) e paredes laterais com furos para incentivar as brincadeiras. Uma ótima opção para quem procura por bem-estar e entretenimento para o seu gatinho!
Dicas e truques para fazer o gato dormir na cama
Depois de conhecer os principais modelos de cama para gato, talvez você esteja se perguntando: “e se o meu gatinho não se acostumar com a cama nova, o que devo fazer?” Mas calma que para tudo tem um jeito! Inclusive, essas são algumas dicas que podem te ajudar:
– Estabeleça um lugar fixo na casa para colocar a caminha (dê preferência ao local em que o felino já tenha o hábito de dormir). Lembre-se ainda de que a cama deve combinar com a personalidade do seu gatinho;
– Durante o dia, nos momentos em que o seu bichano estiver acordado, aproveite para brincar com ele e gastar energia;
– Para que ele se sinta mais seguro, deixe uma peça com o seu cheiro próximo à caminha nos primeiros dias de adaptação;
– Ao perceber que ele está indo sozinho para a cama, elogie o seu comportamento e dê um petisco como recompensa;
– Por último, mas não menos importante: seja paciente! Com calma e amor, você verá que esse processo não será tão difícil quanto imagina.
Importante: mantenha a higienização da cama do seu pet sempre em dia!
A cama do seu gato também precisa de uma rotina de limpeza para garantir um ambiente saudável, aconchegante e que proporcione um bom sono. Confira essas dicas:
– Faça a lavagem com água e sabão neutro uma vez por mês;
– Separe todas as partes da caminha (colchão, espuma, capa protetora, etc), remova os pelos com o auxílio de um rolo especial ou aspirador e lave-as separadamente;
– Caso a caminha possa ser levada à máquina, siga todas as orientações de lavagem presente na etiqueta; Fazendo isso, você evita a proliferação de pulgas e carrapatos e permite que o seu gatinho tenha uma boa qualidade de vida!