Há séculos a homeopatia é utilizada como tratamento terapêutico para amenizar problemas físicos, emocionais e comportamentais. Criada em 1976 por um médico alemão, a homeopatia tem como ideia primordial utilizar um medicamento para combater um determinado sintoma que também seja capaz de provocá-lo. A partir disso, os medicamentos homeopáticos são produzidos tendo como base extratos vegetais, minerais, animais e sintéticos.
Com os animais não é diferente, e a homeopatia veterinária, que foi a primeira especialidade médico-veterinária a ser reconhecida pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), tem sido amplamente utilizada. Ela segue o mesmo conceito de “semelhante tratar semelhante” adotado na homeopatia humana como tratamento medicinal. Ou seja, a individualidade é respeitada e, o que faz mal para um indivíduo ou produz sintomas de uma doença, pode ser a cura para outro indivíduo.
A homeopatia veterinária pode atuar em caráter preventivo, de melhora e até mesmo curativo, permitindo o equilíbrio da saúde física e comportamental. A abordagem macro, que atua no animal como um todo e de maneira individualizada e particular, melhora a qualidade de vida, previne doenças, ameniza os problemas e, quando a enfermidade não tem cura, reduz os sinais clínicos e aumenta o bem-estar do pet.
Assim como a utilizada para tratamentos em seres humanos, a homeopatia veterinária é ampla e pode ser aplicada em cães, gatos, aves, equinos… Em toda a pluralidade de espécies. Além disso, pode ser aplicada em diversas situações, desde os tratamentos clínicos às cirurgias de grandes e pequenos animais. A administração de homeopáticos pode ser feita no habitat do animal, como em lagoas ou no bebedouro, por exemplo, sem risco de intoxicação ou geração de resíduos, uma vez que a homeopatia é 100% natural.
Quando usar a homeopatia veterinária?
Há motivos variados que levam tutores e seus animais aos consultórios em busca de homeopatia veterinária, entre os principais estão os problemas relacionados ao comportamento, medo, ansiedade e ciúmes. No entanto, não são apenas as disfunções emocionais que podem ser tratadas por meio de terapias homeopáticas. Doenças de pele, diarréias, alergias, incontinência urinária e infecções também são comumente tratadas por meio da homeopatia.
Essa terapia também pode ser utilizada como complemento em tratamentos oncológicos e, nos casos de tratamentos paliativos, como forma de garantir qualidade de vida ao pet enquanto convive com doenças mais graves e incuráveis.
Quais os benefícios da homeopatia para animais?
A homeopatia ganha cada vez mais espaço no tratamento veterinário, com eficácia comprovada e estudos variados ao redor do mundo. Apesar dos mitos criados em torno do tratamento, ela proporciona diversos benefícios à saúde animal. Os principais são:
- Contribui para a redução dos sintomas;
- Ajuda na melhora na qualidade de vida do animal, com diminuição da necessidade de medicamentos convencionais;
- Controle de problemas dermatológicos, respiratórios e gastrointestinais;
- Tem ação rápida e eficiente;
- Eficaz contra patologias crônicas e graves;
- Tem bom custo-benefício, além da facilidade de administração e ingestão;
- Não tem contraindicações.
Como utilizar a homeopatia veterinária?
A homeopatia veterinária tem como base a individualização do tratamento, ou seja, as características de cada paciente são fundamentais para determinar o tratamento. Afinal de contas, suas características e sintomas definem como seu organismo reage e se defende da doença. Por isso, é essencial que o médico veterinário seja procurado e informado a respeito do histórico, características e particularidades do pet.
A consulta, conversa, avaliação e diagnóstico precedem a prescrição do medicamento homeopático adequado e ele pode ser administrado via oral, uso local ou por contato com as mucosas ocular, oral ou vaginal, a depender da situação e do quadro de cada animal.
A homeopatia tem como característica o restabelecimento do ser como um todo, trabalhando no bem-estar a partir de suas particularidades individuais, suas ações e reações. Por isso, a avaliação com um médico veterinário capaz de enxergar o macro, perceber as peculiaridades em cada diagnóstico é fundamental. Homeopatia e individualidade andam lado a lado para um só caminho: o bem-estar do seu pet.