Dicas

Porque a castração do seu pet é importante?

Porque a castração do seu pet é importante?

Conheça os benefícios que a castração traz para a vida dos seus pets

A castração é uma prova de amor e a maneira mais eficaz de prevenir doenças, além de diminuir a população de animais abandonados. Com tantos benefícios e unanimidade entre os veterinários, a castração ainda é vista com desconfiança por muitos tutores. As dúvidas se multiplicam: mas é necessário? Eles não sentem dor? Não podem ficar frágeis? E se a cirurgia tiver complicações?

As dúvidas são naturais e compreensíveis, afinal, os tutores amam seus pets e querem garantir que ele terá sempre o melhor. Qualquer procedimento pode parecer assustador, mas nós estamos aqui para mostrar como a castração é importante para a saúde do seu bichinho e é, na verdade, um ato de amor!

O número de animais abandonados se multiplica diariamente e o controle populacional é fundamental para evitar o sofrimento de tantos bichinhos, além de ser uma questão de saúde pública. Há, ainda, quem opte por medicamentos contraceptivos para evitar as ninhadas de cães e gatos, mas as chamadas vacinas anti-cio são perigosas e colocam a saúde da sua cachorrinha e da sua gatinha em risco. Elas funcionam como uma “bomba de hormônios” e podem gerar câncer de mama, infecção no útero e infecção generalizada, sem contar os efeitos colaterais graves que podem, até mesmo, levar à morte.

Eficaz, a castração evita as ninhadas, além de prolongar e potencializar a qualidade de vida do seu pet. 

Quando e como a castração é realizada?

O momento ideal para a castração é antes do primeiro cio. Porém, se sua gatinha ou cachorrinha já passou dessa primeira fase, ela pode sim ser castrada. Há, inclusive, um “dito popular” de que é preciso aguardar a primeira cruza para que ela não tenha câncer, mas é apenas um boato.

A indicação é de que, em gatos, a cirurgia seja feita a partir de 60 dias de vida e, em cães, a partir de 90 dias. Mas atenção: se o seu animalzinho já está com idade avançada, é fundamental que ele passe por uma avaliação médica.

Mas e o animalzinho sente dor? Não! O seu bichinho será anestesiado e, com isso, o procedimento é completamente indolor para ele. O veterinário retira os órgãos reprodutivos enquanto o seu bichinho está sob efeito de sedativo. Ele aguarda na sala do pós-operatório  e, geralmente, ainda no mesmo dia é liberado para ir para casa. 

O comportamento muda após a castração?

A castração tem muitas vantagens. Além de evitar novas crias, possíveis doenças e melhorar a qualidade de vida do seu bichinho, a esterilização também provoca a melhora comportamental! Os pets ficam mais tranquilos, convivem melhor com outros bichinhos e o instinto natural de demarcar território costuma desaparecer. Latidos, uivos e miados excessivos? Acabam! Eles geralmente acontecem por causa do cio e, com a castração, não há mais essa “necessidade”.

Castração evita doenças, muitas doenças!

Você já percebeu que a castração está longe de ser um “castigo” para o seu pet, não é mesmo? A esterilização é um presente que melhora a qualidade de vida, o comportamento, evita brigas, fugas e, ainda, muitas doenças graves que podem, até mesmo, matar o seu bichinho.

A castração prematura diminui as chances de tumores de mama, cistos ovarianos, hiperplasia prostática, previne doenças sexualmente transmissíveis, torna raros os tumores perianais estimulados pela testosterona e anula qualquer chance de piometria, que é uma infecção grave no útero.

Esse procedimento evita, ainda, a gravidez psicológica, comum em cadelas e gatas, e que pode causar inflamação nas mamas devido à petrificação do leite.

O seu pet pode ter uma doença hereditária, sabia? É verdade! E essa é mais uma vantagem da castração, evitando a propagação de doenças graves, como luxação de patela e hérnias em geral.

Qualquer procedimento cirúrgico no nosso bichinho preocupa, é natural, afinal, eles fazem parte da família. Nós da Fórmula Animal entendemos a cautela dos tutores, mas a castração não é motivo para preocupação. Ela melhora a qualidade de vida do seu bichinho, proporciona bem-estar e aumenta a expectativa do seu pet, afinal, como mostramos aqui, esse é um passo para colocá-lo em segurança.

Cada bichinho é um ser particular e, por isso, procure o seu veterinário, entenda as necessidades do seu animal de estimação e dê esse passo. Lembre-se: é o médico veterinário que irá te orientar sobre o melhor momento para realizar a castração, quais as necessidades do seu animalzinho e realizar o procedimento de forma segura.