Dicas

Setembro Lilás reforça os cuidados e a prevenção do câncer em cães e gatos

Mês é dedicado à conscientização e combate da doença em animais

 

“Prevenção é o melhor remédio!”. A frase pode soar muito clichê mas é a mais pura verdade: é prevenindo que conseguimos evitar doenças e salvar vidas. E isso vale tanto para nós humanos quanto para nossos cães e gatos. E é justamente para chamar a atenção disso que surgiu o Setembro Lillás: uma ação da Fórmula Animal voltada aos cuidados da saúde animal com ênfase no combate ao câncer.

Cada vez mais frequente também no mundo pet, o câncer, se diagnosticado precocemente e tratado de forma correta, tem cura. Por isso, o  Setembro Lilás mostra aos tutores a importância do diagnóstico precoce e prevenção.  Mas como prevenir? Levando o pet mais vezes ao veterinário para consultas e exames de rotina. Isso aumenta as chances de um diagnóstico da doença na fase inicial e também dá mais qualidade de vida aos animais portadores da doença.

Apesar de ocorrer em setembro, a ação busca criar o hábito das consultas regulares e chamar a atenção dos tutores para os cuidados com a saúde durante todo o ano. Afinal de contas, são os cuidados constantes que possibilitam a identificação dos riscos e a consequente diminuição dos diagnósticos da doença em animais, prolongando sua qualidade de vida e contribuindo para o bem estar de toda a família.

Quem ama, protege e cuida. Por isso, é importante abraçar a causa e levantar a bandeira da prevenção. O Setembro Lilás é inspirado em outras campanhas voltadas aos cuidados com a saúde, como o Outubro Rosa e Novembro Azul, mas focada nos animais. Mostrando que doenças como o câncer já se tornaram também um inimigo de cães e gatos, por isso a importância da prevenção.

Além dos cuidados que já falamos aqui, os tutores também devem ter outras atitudes para proteger seu pet. Por exemplo, fazendo uso do protetor solar – sim, os pets também precisam se proteger dos raios solares -, praticando atividades físicas, estando atento à alimentação do animal e, claro, perceber quando sintomas surgirem. Quando notar que seu bichinho está agindo de forma diferente ou não tem se sentindo bem, procure imediatamente o veterinário.

Essas dicas são simples e se seguidas com atenção, podem ser as responsáveis por conseguir identificar precocemente e evitar doenças como câncer. O que contribui para o tratamento e combate a doença. Portanto, já sabe: a saúde do seu pet depende da sua colaboração e atenção.

Como posso contribuir com o Setembro Lilás? Se você já toma todos esses cuidados e sabe da importância de prevenir, compartilhe com seus colegas essas informações. Desta forma, mais tutores conhecerão a campanha e irão redobrar a atenção, cuidando com muito mais amor do seus bichinhos.

Através das nossas redes sociais (facebook.com/formulanimal e @formula.animal) você também pode acompanhar uma série de dicas e orientações do Setembro Lilás! Participe também usando #setembrolilas e #formulanimal. Vamos juntos nessa luta a favor da vida e bem estar para toda família!