Comportamento,Dicas,Saúde e cuidados

Adotei mais um gato! Como fazer a adaptação dos felinos?

Está pensando em adotar um gatinho, mas já tem um bichano em casa? Um novo amigo patudo pode trazer ainda mais alegria para a família, mas é importante fazer uma adaptação cuidadosa para garantir que tanto o novo gato quanto o felino existente se sintam confortáveis e seguros com essa novidade. 

Os gatos são animais sensíveis às mudanças e a chegada do novo membro na família pode não ser bem aceita no início e causar alguns estresses. O animal que já mora no espaço pode se sentir ameaçado e encarar o novo pet como um adversário. Por isso, é necessário respeitar a individualidade dos animais e fazer a interação por etapas. Com um pouco de paciência e as estratégias certas, você poderá estabelecer uma relação de companheirismo e diversão entre seus gatos – sejam eles adultos ou filhotes. Veja algumas dicas para ajudar na adaptação: 

Passo a passo para fazer um gato aceitar o outro

1 – Deixe o novo gato em um espaço separado

Prepare um quarto, por exemplo, com comida, caixa de areia e brinquedos para que o animal fique nos primeiros dias. Assim, ele se acostuma com os novos cheiros e sons da casa sem se sentir ameaçado. 

2 – Deixe o pet existente próximo, mas evite contato visual entre eles

O gato que já mora na casa vai perceber que tem algo novo, mas deixe ele descobrir aos poucos. Não apresente os animais bruscamente, isso pode estressar os dois animaizinhos.

3 – Promova a troca de cheiros entre os gatos

Pegue brinquedos do gato novo e deixe em alguns locais da casa para o felino existente encontrar. Faça o mesmo com um brinquedo do pet existente. Não coloque os itens próximo ao local onde eles se alimentam ou fazem as necessidades, pois isso pode fazer com que o gato deixe de se alimentar ou passe a fazer as necessidades em outros locais. 

4 – Alimente os pets na mesma hora, mas em locais separados

Para incentivar a sintonia entre eles e mostrar que estão seguros, é legal alimentar os gatos nos mesmos horários. Você pode colocar os potes de comida próximos um do outro, mas separados pela porta do cômodo, por exemplo. Assim, os dois se alimentam pertinho, mas ainda sem ter contato visual. 

5 – Deixe o novo gato explorar o ambiente

Apresente a casa ao novo gato aos poucos. Comece deixando o animal em um ambiente pouco frequentado pelo pet atual, depois vá ampliando os espaços à medida em que ele se sente confortável. Enquanto o pet novo está em um cômodo diferente, abra a porta do espaço reservado inicialmente para ele para que o gato existente possa entrar e desbravar o ambiente. Dessa forma, eles poderão se familiarizar com o cheiro um do outro antes do contato direto.

6 – Permita a interação visual

É hora de apresentar os bichanos! Utilize os comedouros para aproximar os pets: deixe eles próximos da porta, como na hora da alimentação, mas desta vez deixe a porta entreaberta.  Observe suas reações e certifique-se de que eles estejam calmos e curiosos antes de prosseguir. Alguns especialistas recomendam ainda utilizar um pano para ir abaixando aos poucos e permitindo o contato visual gradativo ou até mesmo separar os pets por uma porta de vidro, assim eles podem se ver mas não terão contato direto. 

7 – Supervisione a interação dos gatos 

Quando você sentir que os gatos estão prontos para se encontrar cara a cara, faça uma introdução supervisionada. Mantenha os encontros breves no início e observe atentamente o comportamento dos dois. Se houver sinais de agressão ou estresse, separe-os novamente e tente em outro momento. Você pode oferecer petiscos como contribuição pelo bom comportamento deles.

8 – Mantenha recursos separados para cada animal

Mesmo após a introdução, é indicado fornecer espaços separados para cada gato com seus próprios recursos (comida, água, caixa de areia, brinquedos, etc.) por algum tempo. Isso permitirá que eles tenham seu próprio espaço pessoal e reduzirá o estresse.

9 – Seja paciente

Cada gato tem seu próprio ritmo de adaptação e pode levar semanas ou até meses para que eles se acostumem completamente uns com os outros. Tenha paciência e forneça amor e atenção a todos os seus gatos durante esse período de transição.

10 – Enriqueça o ambiente para os felinos

Agora que a sua casa tem dois (ou mais!) bichanos, é importante garantir que eles se sintam desafiados e entretidos – seja brincando juntos ou separados. Por isso, invista em um bom enriquecimento ambiental para melhorar a vida dos patudos. Veja aqui um guia completo e sugestão de brinquedos interativos.

Tentou todas as dicas mas ainda assim os gatos se estranham?

Pode ser que a interação entre os bichanos seja um pouco mais complicada. Por isso, o melhor a se fazer é conversar com o veterinário e/ou especialista em comportamento animal e adestramento. Assim, ele indicará o melhor protocolo a seguir – seja com novo adestramento para aproximação deles e até uso de terapias alternativas, como os florais, para melhorar a harmonia entre os bichanos. 

Adaptar dois gatos na mesma casa requer tempo, paciência e um toque de diversão. Ao seguir as dicas práticas que compartilhamos aqui, você estará no caminho certo para criar uma relação saudável e carinhosa entre seus felinos. Lembre-se de que cada gato é único, e o tempo necessário para adaptação pode variar!

Agora que você já sabe o que fazer para apresentar os felinos, que tal garantir os melhores cuidados com a higiene e bem-estar dos seus patudos? Conheça a Ser Natural e seus produtos que cuidam dos pets e do planeta.