Comportamento,Dicas,Saúde e cuidados

Enriquecimento Ambiental: guia completo para cães e gatos

Com o enriquecimento ambiental é possível melhorar a vida do seu pet! Você sabia disso? A técnica consiste em deixar o espaço onde o animalzinho vive mais feliz, agradável e desafiador para ele. Com isso, a rotina do animal de estimação é transformada para promover uma série de ações que trazem benefícios para qualidade de vida e saúde dele.

Você pode trabalhar o enriquecimento ambiental em diferentes aspectos, aumentando a interação do animal com o espaço, desenvolvendo habilidades e características naturais do pet, e incentivando o gasto de energia física e mental. Geralmente, as práticas escolhidas buscam oferecer experiências e desafios parecidos com aquelas que o animal encontraria na natureza. E é por isso que o enriquecimento ambiental é tão importante! 

Na natureza, os animais precisavam lutar para sobreviver ou se alimentar e passavam o dia todo encarando desafios. Hoje, eles vivem em lares, interagem a maior parte do tempo com humanos e não precisam de muito esforço para conseguir água ou comida. E é preciso investir em práticas de enriquecimento ambiental para estimular comportamentos que são naturais da espécie, além de evitar problemas como estresse, depressão e até comportamentos destrutivos. 

Benefícios do enriquecimento ambiental

Essa é uma prática repleta de benefícios para os patudos e todo o convívio familiar. Ajuda na manutenção da saúde, bem-estar e melhora da qualidade de vida. Veja outros benefícios:

  • Estimula o desenvolvimento de habilidades do animal
  • Proporciona conexão com os instintos naturais
  • Ajuda a reduzir ansiedade e evitar o estresse
  • Contribui para o gasto de energia física e mental
  • Reforça a relação e interação com o tutor e com o ambiente
  • Auxilia na interação com outros animais

Quais os tipos de enriquecimento ambiental? 

Existem diferentes tipos de enriquecimento ambiental para melhorar a vida dos pets. Conheça os cinco principais e seus objetivos:

Alimentar

O objetivo do enriquecimento ambiental alimentar é estimular o comportamento de caça e instintos naturais dos animais durante a alimentação. Ou seja, é transformar esse momento em algo dinâmico, desafiador e motivador para o pet. Para isso, você pode utilizar brinquedos onde pode esconder a ração/petisco, sejam aqueles comprados ou feitos em casa, e comedouros interativos. 

Social

Passeios em parques, encontro com outros amigos e seus pets e qualquer outro tipo de interação social faz parte desse enriquecimento ambiental. O intuito é fazer com que o animal interaja com outros animais, humanos e ambientes. 

Sensorial

O intuito é estimular o animalzinho a utilizar todos os seus sentidos: olfato, paladar, audição, visão e tato. Para isso, vale esconder petiscos para aguçar o olfato de pet, oferecer alimentos com sabores, texturas e até cheiros diferentes (aqui temos dicas especiais sobre alimentação natural) ou criar brincadeiras com alimentos quentes ou gelados, que despertam o interesse do animal. Além disso, você pode colocar músicas ou outros sons, como os de natureza, para ele escutar. 

Físico

Compreende uma série de estratégias para incentivar a prática de atividades físicas e interação com o ambiente. Isso contribui para que o pet gaste energia e tenha uma rotina mais saudável. Esse tipo de enriquecimento é bastante importante para todos os pets, principalmente para felinos que tendem a dormir muito mais e são menos ativos que os cães. Além de manter o pet ativo e incentivar a prática de atividade física, ajuda a evitar quadros de obesidade  — veja outras dicas para lidar com a obesidade nos felinos. Você pode criar esconderijos, circuitos com obstáculos e diversas estruturas que mantenham o pet entretido e desafiado.  

Cognitivo

A mente do seu pet também deve ser estimulada. O enriquecimento ambiental cognitivo tem justamente esse propósito: incentivar a mente, o raciocínio, a memória e o desenvolvimento de habilidades. Para isso, você pode utilizar jogos ou brinquedos em que o pet mantenha a mente ocupada enquanto “decifra” os desafios para ser recompensado, como as bolinhas com petiscos escondidos e treinamentos. 

Como começar o enriquecimento ambiental? 

Você pode escolher por em prática um dos tipos de enriquecimento ambiental ou diversos ao mesmo tempo, porém é importante ter paciência com seu patudo. Essas ações são encaradas como algo diferente na rotina, por isso o período de adaptação pode variar muito de animal para animal. Animais idosos, por exemplo, podem ter mais dificuldades para assimilar as mudanças e tendem a demonstrar um pouco de resistência no início. Aliás, veja aqui cinco cuidados essenciais que você precisa ter com pets idosos. 

O mais importante é você testar atividades e observar a interação/reação do seu pet. Ele está curtindo? Ótimo, pode continuar. Caso perceba que não, melhor procurar novas formas de estimulá-lo. 

Você pode investir em brinquedos e práticas que proporcionem diversão e estimulem a interação do pet, assim como conversar com um especialista em comportamento animal que irá direcionar as atividades mais propícias para o seu animalzinho. 

Também é importante conversar com o veterinário antes de fazer qualquer mudança na rotina ou alimentação do seu pet!

3 dicas de enriquecimento ambiental para fazer em casa

Existem inúmeros brinquedos para trabalhar os diferentes tipos de enriquecimento ambiental com o seu pet, mas também há soluções fáceis de colocar em prática com itens que você tem em casa. Veja algumas dicas:

  • Procura petisco 

Você precisa de: 1 rolo de papel higiênico* ou de papel toalha e alguns petiscos. 

Na primeira vez, basta colocar petiscos dentro do rolinho e deixar no espaço para o pet conseguir “inspecionar” a novidade. Com o passar dos dias, você pode aumentar a dificuldade dobrando as laterais do rolo para fechar o petisco lá dentro. Assim, o animal vai gastar um bom tempinho desvendando o mistério de como conseguir um petisco saboroso! Clique para conferir outras dicas de brinquedos que você pode fazer em casa.

  • Caminho com obstáculos e/ou esconderijos

Você precisa de: criatividade, almofadas, caixas e outros itens para demarcar o caminho. 

A ideia aqui é criar um percurso desafiador para que o cão possa pular ou desviar dos obstáculos ou alcançar um objetivo. Os gatos também adoram obstáculos e desafios. Para eles, uma opção é criar percursos verticais com prateleiras, redes e caixas para esconderijo. Nós temos algumas dicas de como montar um playground para gatos, veja. 

  • Gelo divertido

Você precisa de: pote plástico, água e o alimento preferido do seu pet (carne, ossos, frutas, etc)

Parece confuso, mas a gente garante que não é! Essa prática é ideal para trabalhar diferentes tipos de enriquecimento ambiental ao mesmo tempo: sensorial, alimentar e físico. 

É bem simples: encha o pote com água até a metade e leve ao freezer até congelar. Depois, acrescente no pote o petisco escolhido e preencha com água. Leve novamente ao freezer e prontinho! É só retirar do pote e deixar seu pet se divertir tentando descobrir o que está escondido no gelo. Confira outras dicas de petiscos refrescantes que despertam o interesse do seu pet.

Que tal colocar o enriquecimento ambiental em prática na sua casa? Lembre-se que os pets precisam de estímulos para que possam desenvolver seus sentidos e terem uma vida sempre feliz e saudável!