Muitos fatores levam a perda de pelos nos cães: idade, genética, raça, saúde, dieta e até a época do ano. Mas quem tem um cãozinho em casa está acostumado com essa cena de pelos no sofá, nas roupas e no chão. Já está entendido que faz parte da experiência de ter um animal de estimação, não é mesmo?! Mas em alguns momentos parece que a quantidade aumenta e surge logo o questionamento: será que é normal meu cão perder tanto pelo? Bom, não se preocupe porque estamos aqui para explicar os motivos dos cães soltarem pelos, os sinais que merecem atenção e o que fazer para manter sua casa limpa e lidar melhor com a situação.
Por que os cães perdem pelos?
Os cães, assim como os gatos e os humanos, soltam pelos naturalmente. Seja na hora do banho ou durante o dia, os pelos acabam caindo naturalmente e novos fiozinhos nascem. É uma renovação natural e normal da pelagem.
Além disso, duas vezes por ano, ocorre a troca de pelo que ocasiona maior queda. No outono, por exemplo, os cães perdem a pelagem mais curta do verão e começam a nascer os fios mais grossos para proteger durante o período mais frio, onde os cães estão mais suscetíveis a gripes e resfriados. E quando o inverno acaba, os pelos mais densos caem e os mais finos nascem, preparando o animalzinho para os dias de calor.
Outra razão para a queda de cabelo dos pets é a genética. Algumas raças de cães e gatos têm pelos mais grossos e densos do que outras, o que pode levar a uma queda de cabelo mais intensa. Além disso, como falamos anteriormente, fatores como idade, saúde e dieta, também podem influenciar a quantidade de pelos que seu animal de estimação solta.
Preciso me preocupar com a queda de pelo do meu cachorro?
A queda dos pelos do pet é natural e geralmente não é motivo de preocupação, porém é importante ficar atento quando ela se torna expressiva. Se estiver acompanhada de irritação, pele vermelha ou com feridas, ou até mesmo regiões do corpo sem pelo nenhum, pode ser um indicativo de problema de saúde. Por isso, é importante procurar o veterinário para avaliar o seu animalzinho.
Alguns problemas de saúde e doenças na pele podem levar a uma queda anormal dos pelos, como alergias, ectoparasitas, infecções fúngicas ou bacterianas ou distúrbios hormonais. Somente o veterinário poderá identificar o problema que atingiu seu pet e o melhor tratamento para o caso dele.
Cão perdendo muito pelo: como ajudar o pet e manter a casa limpa?
Não existe um tratamento para acabar completamente com a queda dos pelos dos cães, afinal de contas, como já falamos aqui, ela é algo normal e natural. Mas existem alguns cuidados que você pode tomar para contribuir para a saúde do seu pet, evitando a perda excessiva de pelos, e amenizar a situação em casa.
-
- Escove o pet diariamente: a escovação ajuda a remover o excesso de pelos soltos e estimula o crescimento de novos fios
- Alimentação: a falta de nutrientes também ocasiona a queda dos pelos, por isso é importante oferecer uma alimentação saudável e equilibrada ao pet.
- Higiene: é fundamental manter a rotina de cuidados e utilizar produtos de higiene próprios para animais. Os banhos a cada 15 dias, ou conforme orientação do vet, ajudam a manter a pele limpa, evitam o excesso umidade corporal e o acúmulo de microrganismos que podem causar problemas que levam a maior perda de pelo. Você também pode conversar com o veterinário para manipular um shampoo específico para queda de pelos.
- Tosa: as tosas periódicas eliminam um pouco do pelo em excesso, aliviando o calor e combatendo doenças formadas pelo acúmulo de pelos.
- Sol: o pet precisa pegar sol para o seu bem-estar! É algo que ajuda a evitar doenças de pele, combate o ácaro e estimula a produção de vitamina D. Animais que não tomam sol têm mais chances de desenvolver problemas que causam a queda de pelos. Deixe um espaço da casa para que o animal pegue sol de maneira segura e incentive a prática de caminhadas e atividades ao ar livre.
- Antiparasitários: são fundamentais para prevenir pulgas e carrapatos, parasitas que podem causar problemas e influenciar a queda dos pelos.
- Check-up no veterinário: as consultas e exames de rotina são indispensáveis para garantir a saúde e bem-estar do seu animalzinho, bem como identificar eventuais problemas que possam estar causando a perda excessiva de pelos.
- Escove o pet diariamente: a escovação ajuda a remover o excesso de pelos soltos e estimula o crescimento de novos fios
Agora que você sabe um pouco mais sobre por que os pets soltam pelos e como lidar com isso, pode ficar mais tranquilo para curtir ao lado do seu amigo patudo. E já sabe: consulte o veterinário caso perceba sinais diferentes e conte com as nossas soluções personalizadas para medicar e cuidar do seu cãozinho!